Ultratech Brasil

27 9 8108 - 0090 | 27 3389-8653 contato@ultratechbrasil.com.br

GENTOO COATING - Solução para tratamento Corrosão

GENTOO é a próxima geração de revestimentos hidrofóbicos com alta resistência à abrasão e produtos químicos.

O Revestimento foi desenvolvido para as forças armadas americanas com o objetivo de diminuir o acúmulo de resíduos nas canopys dos caças F35 e F16 e proteção contra corrosão dos trens de pouso e cabos de aço dos navios porta-aviões.

Para atestar suas características, GENTOO foi submetido a rigorosos testes da ASTM Internacional,líder mundial no desenvolvimento e entrega de padrões e normas de melhoria de qualidade, saúde e segurança de produtos.

ALGUMAS DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSICAS:
·HIDROFOBIA(Ensaio ASTM D7334) - Ângulos de deslizamento entre 112°e 118°facilitando a limpeza dos substratos e diminuição do acúmulo de resíduos, umidade e óleos.
·RESISTÊNCIA A ABRASÃO(Ensaios ASTM números D3363, D2468, D4060, F735) – Em todos os ensaios, GENTOO obteve nível máximo de eficiência
·RESISTÊNCIA A QUÍMICOS(Ensaio imersão fluidos 48hs) – Corpos de prova foram imersos por 48hs em diversos fluidos, entre eles: Combustível de Jato JP8, Fluido Hidráulico MIL-H-83282, MIL-H-05606, Lubrificante MIL-L-7808, DOD-L85734, Naptha, Heptane, IPA 90 vol.%, etc. Em todos os casos após a exposição de 48hs os substratos revestidos com GENTOO continuaram hidrofóbicos e protegidos.
·RESISTÊNCIA A CORROSÃO(Ensaios ASTM B117, ASTM G48-11) – Em ambos os testes GENTOO foi submetido a mais de 2.000 horas de névoa salina e os substratos revestidos não apresentaram nenhum sinal de corrosão. Possuímos teste de campo com mais 8 meses de exposição de chapa de aço AISI 304 com resultados idênticos – nenhum sinal de corrosão.
·TRANSPARÊNCIA(Ensaios ASTM D1003 e ASTM D1044-13) – Acrílicos revestidos com GENTOO apresentam aumento de transparência de 94.0 para 94.1
·FLEXIBILIDADE– (Teste Mandril 1”/8” com chapa de aço a -50°C) – Não houve nenhum sinal de rachaduras.
·PROTEÇÃO UV (Ensaio ASTM 4329 e Teste QUV) – Acrílicos aplicados permaneceram hidrofóbicos e com proteção a exposição após 500hs.
COMO FUNCIONA?


GENTOO é um sistema de polímero denso que forma uma barreira contra a corrosão devido à sua baixa energia de superfície, alta densidade e baixa porosidade. 

Apesar de muito fino em comparação aos revestimentos tradicionais de 4-6 mícrons após aplicado, GENTOO é muito mais denso e durável. 

ANCORAGEM E DURABILIDADE
GENTOO tem ancoragem robusta a quase todos os tipos de substratos. Metais, plásticos, vidros, pedras, pisos de cerâmica, granitos, madeiras, borrachas, polietilenos, acrílicos, etc, podem ser revestidos sem nenhum tipo de problema.

APLICAÇÃO
GENTOO é um revestimento bi componente que após mixados é aplicado como uma única camada. Pode ser aplicado por imersão, pulverização, derramamento ou pintado com um pincel ou rolo de pintura comum. Cada tipo de aplicação, gerará um tipo de acabamento e rendimento. Por ser extremamente fino (4-6 microns) a superfície não necessita de processos abrasivos dispendiosos comumente usados por outros revestimentos.

SECAGEM E CURA
GENTOO seca ao toque em até 30 minutos (depende da temperatura e umidade do ambiente). Sua cura ocorre em 24hs em temperatura ambiente, mas em testes sua eficiência aumenta após 48hs, tornando em processos industriais esse tempo o mais indicado. Em ambientes frios, temperaturas entre 8°e 12°C é aconselhável a utilização de aquecedores nos primeiros 30 minutos após aplicação para auxiliar a evaporação do solvente do produto (álcool isopropílico). As baixas temperaturas podem causar cristalização do solvente.