Ultratech Brasil

27 9 8108 - 0090 | 27 3389-8653 contato@ultratechbrasil.com.br

Importância da Manutenção Predial e como reduzir esses custos

Amigos, Colegas e Clientes da GFB / ITSBras


Nesse 2º artigo quero descrever sobre a importância da realização de manutenções em seus prédios, condomínios, industrias, estabelecimentos comerciais e principalmente como reduzir os custos dessas manutenções.
manutenção predial é um conjunto de ações de serviços para manter as condições dos ativos (máquinas, equipamentos, etc.) conforme requisitos definidos no projeto.
As manutenções têm como objetivos principais: manter a segurança, a utilização, a conservação e a estética dos seus ativos.
Existem basicamente três tipos de manutenção:
·A Manutenção preventiva
·A Manutenções corretiva
·A Manutenção preditiva

A manutenção preventiva efetua reparos periódicos e programados importantes nos equipamentos prediais. É a mais desejada pois gera menor custo. 
A maioria dos problemas ocorre geralmente quando há necessidade de uso contínuo dos equipamentos como por exemplo, boias das caixas d’água, bombas elétricas, saunas, piscinas, correias, etc. Se esses equipamentos são substituídos periodicamente, mesmo ainda em funcionamento, o custo dessas substituições são menores pois há programação na aquisição dos equipamentos e alocação de mão de obra.

A manutenção corretiva, corrige desgastes ou falhas nos equipamentos que já ocorreram e visam restaurar e recuperar tudo que tenha sofrido alteração ou desconformidade em seu funcionamento.
Esse tipo de manutenção é o que gera maiores custos, pois normalmente deve ser executado com urgência, demandando mais tempo, interrupção da operação sem a devida programação necessitando de equipamentos e mão de obra de forma urgente.
A manutenção preditiva é a manutenção que trata através de acompanhamento periódico, baseado na análise de dados coletados por meio de monitoramentos programados ou inspeções das áreas e equipamentos.
É um tipo de manutenção que se beneficia especialmente por seus baixos custos, por serem baseados no estado real dos equipamentos e instalações e da necessária determinação de quando a manutenção deve ser realizada para minimizar os custos.


COMO REDUZIR OS CUSTOS DE MANUTENÇÃO:

Faça um bom plano de manutenção predial!

Um plano de manutenção engloba executar periodicamente a vistoria dos equipamentos (sempre obedecendo a orientação do fabricante) minimizando assim as perdas de eficiência e paradas indesejadas dos equipamentos.
A reorganização dos processos, evita a aquisição de serviços e materiais não planejados. O acompanhamento periódico diminui drasticamente os custos, principalmente as manutenções corretivas. Mantenha os dados organizados e a fiscalização das atividades em dia. 
Elabore um caderno de controle e acompanhamento.

Economia de água

Checar periodicamente se há vazamentos, verificar as bombas dos reservatórios de água evitam problemas e diminuem a conta final além de contribuir para o meio ambiente.

Economia de energia elétrica

Falta de vistoria e manutenção podem causar ineficiência dos equipamentos, acidentes de trabalho, incêndios, aumento do consumo e substituição de equipamentos antes do programado. Com as novas tecnologias, a instalação de sensores de presença em ambientes que são possíveis, a modernização de elevadores e geradores são saídas geralmente adotadas. A troca de lâmpadas fluorescentes e comuns por LED, também ajudam a economizar. As medidas educativas como campanhas de uso consciente de energia elétrica também resultam em economia de custos ao longo do tempo.

Elevadores  

Divulgue, através de materiais visuais, a melhor forma de utilizar esse meio de transporte. Mantenha a manutenção do equipamento em dia e a realize nos horários de menos fluxo, para evitar problemas, manutenções corretivas ou até mesmo um acidente com um usuário do prédio. Tornar essas dicas em hábitos proporcionará um ambiente agradável e seguro aos usuários, clientes ou moradores da empresa, além também do gestor de manutenção e operação predial alcançar a meta de reduzir os custos de operação.


SOLUÇÕES DISPONIBILIZADAS PELA GFB E ITS bras

A GFB em parceria com a ITS Bras, possuem produtos de alta tecnologia de baixo investimento que podem ajudá-lo a reduzir substancialmente seus custos de manutenção. Nossos produtos ajudarão a diminuir as manutenções preventivas (diminuindo o tempo de parada e aumentando os intervalos entre elas) e minimizar ao máximo as corretivas.

Para redução dos custos de manutenção, apresentamos os revestimentos GENTOO e o ULTRA EVER DRY.

Esses dois excelentes revestimentos Hidrofóbico e Super Hidrofóbico criam uma camada super fina (4-6 microns), flexível que protegem os mais diversos tipos de substratos repelindo líquidos e a maioria dos óleos, protegendo os equipamentos contra a corrosão e diminuindo o acumulo de sujidades em processos produtivos.

Além disso, nossos revestimentos irão gerar as seguintes melhorias:

Proteção pintura de faixadas e equipamentos

Vidros das janelas e portas, facilitando a limpeza e conservação

Portões de garagens, facilitando a limpeza e protegendo os equipamentos e automatização

Todos os tipos de materiais metálicos, madeiras, pisos, etc


GENTOO


O Revestimento foi desenvolvido para as forças armadas americanas com o objetivo de diminuir o acúmulo de resíduos nas canopys dos caças F35 e F16 e proteção contra corrosão dos trens de pouso e cabos de aço dos navios porta-aviões.

Para atestar suas características, GENTOO foi submetido a rigorosos testes da ASTM Internacional, líder mundial no desenvolvimento e entrega de padrões e normas de melhoria de qualidade, saúde e segurança de produtos.


ULTRA EVER DRY

Sua aplicação é indicada principalmente para a proteção de componentes eletrônicos e elétricos.


ULTRA REPAIR PUTTY

Epóxi de secagem rápida de com resistência de 8000 psi de compressão. Começa a secar em apenas 2 minutos. Se torna duro como aço em 20 minutos e pode ser usinado ou retrabalhado após 1 hora.
Corrige furos e rachaduras, conserta quase tudo. É excelente para a reconstrução ou fabricação de peças, equipamentos e máquinas.
É um adesivo multiuso para metais, madeiras, vidros, alvenarias, cerâmicas, plásticos e etc. Pode ser perfurado, batido, lixado, jateado, comprimida e pintado (mesmo antes de endurecer).
Pode ser aplicado, em superfícies úmidas, molhadas, submerso ou áreas de vazamento lentos.
Resiste a hidrocarbonetos, cetonas, álcoois, ésteres, halo carbonetos, soluções salinas e ácidos e bases diluídos.
Exemplos de aplicações: 
Sifões, tanques de óleo e água, juntas de tubulações, vazamentos de canos, piscinas, radiadores, tanques de combustível, conectores de cerâmica, etc. e no lugar de fita adesiva.


Gostou do nosso artigo ou ficou interessado em nossos produtos.
Entre em contato conosco,

Muito obrigado e até a próxima

Tadeu Yoshida
Sócio da ITS Bras